Lavoura de Conilon já implantada em Venda Nova do Imigrante – ES a aproximadamente 1.100 metros de altitude. Um projeto coordenado pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES em parceria com o Grupo Khas e outras instituições. A lavoura é constituída de 25 genótipos de café Conilon e três cultivares de café Arábica. Parte dos genótipos avaliados pertencem a cultivar Andina e Tributun (ambas registradas pela UFES) e outros genótipos promissores.

Serão realizadas diversas avaliações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas da planta, bem como as características dos grãos, envolvendo diversos estudantes (IC, MS e DS) e pesquisadores de diversas instituições. Portanto, a médio prazo irá disponibilizar muitas informações práticas e teóricas sobre o Conilon em grandes altitudes.

Estudo da diversidade genética de 16 genótipos de Coffea canephora. Está implantada em área de agricultor parceiro, no município de Alta Floresta D’Oeste, Rondônia. A lavoura foi implantada em 2019. Os dados a serem obtidos farão parte de pelo menos uma tese de doutorado (Raquel Schmidt) e outras com estudantes a serem definidos. Serão avaliadas diversas características da planta.

A pesquisa busca identificar a divergência genética dos genótipos: avaliações da biometria e fisiologia das folhas e avaliações do desenvolvimento vegetativo e capacidade produtiva de cada genótipo. Ao final, espera-se obter informações suficientes para selecionar os indivíduos superiores dentro dos critérios de seleção de programas de melhoramento genético, como capacidade de adaptação e produção para o Estado de Rondônia.

O trabalho tem o apoio financeiro do agricultor, e da Fapes, Capes e CNPq.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress