2021. Lista-se as 5 principais publicações

Confira no post as 5 principais publicações de 2021. Foi um ano difícil para todos, mas no final tivemos ótimas publicações:

  1. Rendimento no Beneficiamento e relação palha/grão em 43 genótipos de Conilon. Artigo, publicado num periódico de prestígio internacional, que apresenta de forma prática e didática diversas características de 43 genótipos: a relação peso maduro X peso seco, a relação peso maduro X volume maduro (Tabela 2) e com essas informações obtém-se o “rendimento”, quantos litros são necessários para obter uma saca de café ou uma tonelada de café beneficiado (Tabela 3). Também mostra de forma didática a porcentagem de grão e de palha dos 43 genótipos (Figura 2). Um trabalho de pesquisa com ciência aplicada e formação de recursos humanos (https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1130848/1/18526.pdf).

 

  1. Conhecendo o Sistema Radicular do Café Conilon. Artigo, publicado numa revista de grande circulação nacional. Apresenta de forma prática e didática o sistema radicular de plantas propagadas por semente e por estaca (Figura 1) cultivadas em espaçamento adensado (Figura 2), irrigadas e não irrigadas (Figura 3) e as grandes diferenças entre 43 genótipos de café (Figura 4) (Artigo em pdf)

 

  1. Seca e CO2: Efeitos fisiológicos e bioquímicos no Café Conilon e Arábica. Artigo, publicado num periódico de prestígio internacional, Tree Physiology, de editora da University of Oxford. O trabalho é coordenado pelo colega Dr. José Cochicho Ramalho, da Universidade de Lisboa, tendo a participação de outros pesquisadores de diversas instituições, inclusive da Ufes, fruto de uma parceria de longa data. Em termos práticos, o trabalho indica uma maior tolerância à seca do Icatu (arábica) comparado ao clone 143 (conilon) e, quando em maiores concentrações de CO2 o estresse e o dano são menores. O trabalho apresenta dados fisiológicos e bioquímicos explicando cientificamente grande parte dos danos e mecânicos adaptativos do cafeeiro nas condições estudadas (seca e concentrações de CO2). (https://doi.org/10.1093/treephys/tpaa158).

 

  1. Diversidade de diversas características estomáticas de Café Conilon. Artigo publicado na renomada revista Agronomy, de fator de impacto de 2,6. O artigo mostra a diversidade de diversas características dos estômatos presente nas folhas de 43 clones de café Conilon. Ciência básica e parte de uma tese de doutorado. (https://www.mdpi.com/2073-4395/11/6/1126)

 

  1. Características florais de seis genótípos de Café Conilon. Artigo publicado na renomada revista Agronomy Journal, de fator de impacto superior a 1,6. Artigo mostra a diversidade de diversas características das flores de seis clones de café Conilon. Ciência básica e parte de uma dissertação de mestrado. (https://doi.org/10.1002/agj2.20743).

Uma boa leitura.

Demos

Color Skin

Header Style

Layout

Wide
Boxed